Luzes acesas

“Repara bem no que eu não digo.” – Leminski

Para ser honesto de coração, não são necessárias palavras, porque fala-se também, e se não mais, em gestos, pensamentos, iniciativas. A sinceridade é fundamental para o relacionamento íntimo consigo e com outros.

O contrário da honestidade não é a omissão, e essa foi a reflexão que me fez querer escrever sobre o assunto. Se personificada, a sinceridade seria retratada como uma pessoa escandalosa, sem papas na língua, decidida e confiante em seus interesses? Talvez sim, e que grande erro! É imprescindível ter clareza de ideias, mas isso nada tem a ver com inconveniência e intromissão, ou, menos radicalmente, com o compartilhamento de pensamentos.

Ser sincero, então, é pensar mais no outro que em si. Sim! É sacrificar o medo de passar uma má impressão por saber que a informação errada pode machucar quem ouve. Acredito haja igual sinceridade em silêncios, ao conter a vontade de contar uma novidade desagradável e irrelevante, por exemplo.

Nos relacionamentos sente-se cada vez mais falta de honestidade e isso é porque pensa-se muito pouco em doação. Para adentrar o coração de alguém é preciso renunciar a interesses particulares, pois as intenções são um solo muito delicado a se pisar. A vontade, como diz o termo, é súbita, é preciso tomar decisões ao invés de agradar ao paladar do ego, tão miserável e masoquista. Escrevo sobre isso em outro momento.

Os reais propósitos das pessoas em relação a nós até que na maioria das vezes são nítidos, mas temos o hábito de relevar as coisas que podem nos ser nocivas em razão de alguns prazeres que buscamos. Isso é não ser sincero consigo. Todos estamos caindo e levantando na busca de sermos intensos, mas é preciso ter vontade de não mais errar, e mesmo que isso pareça impossível na teoria, somos feitos de prática. A consciência é a morada da honestidade e é o que somos.

Além de que, negar a verdade é muito cansativo. Nada de acumular crostas de ideias mal formuladas. Tudo limpo, nítido, claro… Sem cera!

isso é tudo! obrigada por ler.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s