Excelência

 

A partir desta linha que lês agora, sem razão
Começa um discurso sem palanque, sem multidão
Uma despedida para quem não parte
Boas vindas a quem não chega. Alarde.

A partir desta segunda estrofe, atenção!
Estou livre de pretensão.
Está aí meu grande aperto:
Escrevo. Nenum erro, nenhum acerto.

A partir de hoje, é definitivo
Não digo nada mais sem motivo.
Primeiro me apaixono, me perco, me mato
Depois é que vêm os versos, verdadeiramente abstratos.

——————————————————-

Tenho um medo cultivado, um projeto mal acabado
Dia desses, fica o aviso, eu apareco de improviso
Digo de supetão tudo aquilo que já sabes, mas não suportas ouvir:
Que é difícil, impossivel, mas não é sem razão. Impeça-me de sentir!

Se ainda confias em mim, acreditas que não fui engolida
Por esse animal, feroz, que é minha alma tão fragilzinha.
Se lês esses versos, constelação, não desistas de mim, tão sozinha.
É difícil, impossível, você tem razão… Perdoe-me pelos fins, pelas muitas despedidas.

Em prova de meu amor, dou-te o segredo do meu fracasso
Quando de mim cansares, livra-te desse peso, como eu mesma faço:
Escreva-me uma cartinha dizendo que sente muito porque fiz tudo errado.
Terei medo de te magoar, finalmente, mas continuarás sendo amado.

—————————————————————–
Já nem sei se as decisões que tomo
Estão sendo digeridas.
Compulsão alimentar da alma:
Bebo atitudes com sede de novidades.

As noites estão mal dormidas
Os dias mau humorados
De tão comum, perderam o charme
O gosto da bebida, a beleza dos rostos.

Vou aprender palavras e usá-las
Assim dispenso artimanhas
De falar, agir, pensar
E me corroer as entranhas
Sem ter dito nada.

Quê lerão os nossos filhos, nossos netos, nossa velhice
A não ser egoismo e pouca vontade de fazer excelência
Com o perdão da palavra, do verso, da tentativa
O que eu faço é balbuciar parágrafos.

————————————————————-

 

2 comentários sobre “Excelência

Deixe um comentário

