Hoje mesmo

Uma grande sabotagem que fazemos com nós mesmos é justificar nossas falhas. É muito difícil tornar-se juiz de si quando se trata de falhas reais, que realmente prejudicam o bem estar. É preciso, então, estar atento ao maior inimigo que existe: o eu.

Seja em relacionamentos, em metas, em objetivos… Só nos damos conta do que está acontecendo no agora. Não há nada nem ninguém que possa dizer: epa! pera aí, isso aqui que você não tá gostando é fruto disso e daquilo lá que você fez e vem fazendo.

É ao mesmo tempo óbvio e imperceptível: os bons hábitos (tão difíceis de serem adquiridos) são conquistados exatamente como os maus hábitos: pela repetição. A diferença é que geralmente as boas maneiras, as virtudes, são coisas conscientes, medidas, o que não acontece devido com naturalidade dos maus costumes, que construímos no dia a dia sem nos dar conta.

O caminho de ida tende a ser muito mais curto que o de volta e o susto com o que encontramos na chegada faz-nos querer voltar as pressas, de forma até irracional e impulsiva.

Pensei, pensei.. Diria que abre-se uma exceção para relacionamentos, quando nota-se a falta de sentido naquele laço, há um corte súbito nas sensações prazerosas. Porém, os relacionamentos, mais ou menos duradouros, não dissolvem-se facilmente. Quando corta-se um laço, não volta-se ao inicio do caminho, apenas se segue de forma separada. Apenas na teoria. O amor, o carinho, o zelo, são construídos a longo prazo, e é a longo prazo que nos esquecemos deles, apesar do status já ter sido desfeito.

De todo modo, a realidade é dura: os processos são difíceis para a conquista das virtudes. Apesar disso, há sempre outro lado. Se fosse tão fácil ser realizado, não teria valor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s