Atrás da porteira

Descobri um pequeno caminho para dentro de mim. Apesar do romantismo que essa frase sugere, o seguinte ensaio tratará de uma coisa que eu mesma não acreditava que fosse tão real, mesmo que impalpável: a assiduidade.

Prefiro textos impessoais, mas dessa vez não vai ter jeito! No próximo mês de novembro completo dezoito anos e, entre outras coisas, tenho refletido sobre o modo como aproveitei e tenho aproveitado -ou vivido- a minha adolescência. Identifiquei alguns ciclos de humor, falhas, melhoras, amadurecimento e, como não podia deixar de ser, algumas coisas que se perderam. Notei, principalmente, a misericórdia de Deus para com minha miséria e dificuldades. Porém, a mais importante das minhas observações foi desemaranhar a confusão que me é, ser constante nas coisas que preciso ou que me proponho a fazer. Dito isso, posso retomar ao plano “reflexões gerais” e sair do “pessoal”.

Quando pensa-se em rotina, logo vem à cabeça a imagem do trabalhador infeliz que sai todos dias no mesmo horário para fazer as coisas que detesta. O medo de tornar-se um escravo de uma roda gigante que alguém denominou “sistema” – palavra ainda muito abstrata para mim- domina então o pensamento e transforma o modo com que todas as coisas são feitas. Consciente ou inconscientemente. Seja estudar, trabalhar, rezar ou divertir-se, ter um padrão para fazer as coisas soa, para alguns,  como sinônimo de vender a sua essência a uma entidade maior. E então fizeram músicas, filmes, difundiram toda uma cultura de revolta a essa engrenagem da rotina, cultura de cara muito atraente, porém insustentável.

Percebo, por mim e por outros, que é natural uma ordem para fazer as coisas que se tem que fazer. Uma organização de tempo, de energia, de satisfação… Não me refiro só às obrigações do dia a dia, mas a qualquer coisa que necessite de um pouco de tempo para acontecer. Seja para estudar, seja para trabalhar, seja para limpar a casa, se alimentar, se comunicar…  existe um processo e ele precisa ser respeitado para que haja qualidade. Cada pessoa possui suas particularidades, suas preferências na maneira de executar as obrigações, mas, de alguma maneira, elas precisam ser executadas. É necessário que se aproveite bem o dia e isso exige que tudo que tem que ser feito, seja bem feito e não o contrário, que é pensar em uma maneira de escapar ou mudar os afazeres.

O caminho a qual me referi, do autoconhecimento, mesmo que minimamente caminhado, já mostrou-me que eu estava errada em relação a mim mesma quando pensei que precisava ”inovar” o quanto me fosse possível. Inovar, a palavra do século. E que palavrinha falsa… É muito mais prazeroso concluir com exito uma só obrigação que ter dez delas feitas pela metade. Valorosa, muito valorosa reflexão que Deus me permitiu fazer para viver melhor.

 

Deixe um comentário

