Franco

Existe uma característica que muitos atribuem a si, que é o “medo de magoar as pessoas”. Para alguns soa como uma qualidade, para outros como defeito. Não serei capaz de dar um veredicto, mas preciso pontuar que não acredito que esse medo exista. O que existe é o “medo de que as pessoas não gostem mais de mim”.

É inacreditável como as pessoas tem horror à palavra não em determinadas situações. Quer sair para tal lugar? … Sim! Que experimentar?… Sim! Você é contra?… Sim! Você é a favor?… Sim! Você gosta?… Sim! Tudo depende de quem a pergunta vem e de que papel ela tem na vida de quem está sendo interrogado. Geralmente não é uma relação fundamental e, mesmo que seja, a transparência é imprescindível para um bom relacionamento.

Pode não parecer tão óbvio para alguns, mas ser sincero não é dizer tudo o que se pensa, mas, sim, dizer exatamente o que se pensa quando for necessário. Ou seja, não significa usar palavras duras, rudes, exageradas, dramáticas, inconvenientes, etc. Significa simplesmente dizer o que realmente se sente.

Certamente não há um medidor de honestidade e inconveniência, o que sempre deixa aquela duvidazinha do: será que devia ter falado? A resposta requer algumas reflexões, como: é verdade? foi relevante para a outra pessoa? e para mim?  Se tudo for verdadeiramente sim, tranquilo!

Algumas pessoas / situações precisam de um basta hoje mesmo, outras um tempinho de carência para pensar melhor e outras ainda paciência para suportar as fases difíceis, mas todas as relações clamam por uma resposta que expresse inteiramente a vontade de quem responde: sim ou, sossegadamente, não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s