Valeu

Não que seja um caso preocupante, mas de vez em quando é bom parar e refletir nas coisas que tem-se feito automaticamente. Hoje, em especial, pensei no uso da palavra obrigado.

Mesmo sabendo que a origem da expressão é “Fico obrigado a você.”, nunca havia visto problema em usar o educado termo de agradecimento. É uma resposta muito prática, afinal.

– Como você está bonita!

– Obrigada!

– Bom trabalho!

– Obrigada!

– Que comida gostosa!

– Obrigada!

São inúmeros os exemplos.

Hoje, porém, me ocorreu uma situação de ganhar um presente muito especial, onde “Obrigada!” não era o suficiente, mesmo sendo exatamente o que eu quis dizer. Não era o bastante demonstrar apenas gratidão, mas afirmar que, por tamanho gosto, senti a necessidade de retribuir e de me comprometer a fazê-lo, de “ficar obrigada”. Infelizmente não encontrei uma palavra certeira que demonstrasse a minha satisfação e verdadeira intenção. Fiquei só no muito obrigada, por fim.

É muito improvável que existam palavras tantas que descrevam exatamente aquilo que sentimos, mas já fomos muito longe com a linguagem. Longe o suficiente para termos um vocabulário que alcance minimamente nossas expressões e sintetize nossos sentimentos para que possamos nos relacionar com clareza.

Os antigos costumam dizer que a palavra tem força. É claro que tem! Não só no sentido de atuação na realidade, como também no de esclarecer o ser humano para si mesmo, podendo compartilhar e construir em cima da comunicação.

Pensando nisso, serei obrigada a deixar tamanha expressão de gratidão para as ocasiões especiais. Agora entendi o motivo de serem “palavras de ouro”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s