Dedos

O amor-amizade é uma mão de duas vias já que enquanto o amor romântico não necessita de reciprocidade para nascer, durar e acabar, o primeiro só nasce da concordância entre duas pessoas em compartilharem partes de suas vidas entre si.

“Ser amigo” pode soar diferente para cada um já que as relações de amizade são únicas entre seres únicos e não é saudável que experiencias ruins evitem futuras boas e saudáveis amizades. O primeiro quesito a se falar sobre a amizade é a fidelidade, portanto. Que importância ela tem! E é tão importante porque, se falta, causa grandes estragos. Em todos os aspectos fundamentais dos bons relacionamentos, sejam eles quais forem, é olhar primeiro para si. Para ter amigos fieis a quem se pode confiar alegrias, vontades, historias, defeitos etc. é necessário ser também um amigo justo. É a velha história do Se João fala se José, sei mais de João que de José.

Aproveitando o fio do quem tem que mudar sou eu entra o sacrifício. Muitos querem ter aquele amigo do peito, de muitos anos e para todas as horas mas esquecem-se de ser este amigo. É como uma construção…  Nesse caso, não se pode comprar a casa pronta, a amizade pronta, é preciso que em conjunto e com muita honestidade a rotina seja aproveitada com olhares cuidadosos para o outro. O fim do caminho que esse texto propõe é amar o amigo a ponto de desejar a ele mais felicidade que a si.

Assim como para os romances, a primeira fase é de apaixonamento, ou seja, de afinidades, gostos, ideias e partes superficiais da personalidade mas que são prazerosas. Conhecer então os defeitos da nova pessoa é inevitável e nesse ponto somos muito instintivos em saber se aquilo nos será nocivo ou não (coisa que nao fazemos no romance) e suportar as misérias do amigo é o segredo para ama-lo e fazer a amizade crescer.

No caso de alguma traição ou grande decepção o ódio ou a mágoa não deviam ser nem cogitados mas sim o perdão, mesmo que o afastamento seja inevitável. Lembrar os momentos de fidelidade ameniza a dor dos momentos ruins e, antes de tudo, ser honesto consigo quando escolher as pessoas com quem partilhar a vida, já que muitas vezes a carência fala mais alto do que a percepção de que o terreno não é seguro.

QUÃO BELOS E BONS SÃO OS AMIGOS! BENDITO SEJA DEUS POR ELES E POR SEU AMOR.

A mensagem principal desse post é informar ou lembrar que a para se construir uma amizade forte e honesta é  preciso partir de si para o outro e o contrário é a consequência. Os topicos de deixar ir, mudanças que o tempo traz, reencontro, saudade e tantos outros ficam subentendidos numa frase curta: os amigos são a vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s